1 de abril de 2012

Volvo Ocean Race 2011-2012 | Itajaí Stopover (3)


10 ATRAÇÕES PARA CURTIR ITAJAÍ DURANTE A REGATA DA VOLVO OCEAN RACE:

1 |  VILA DA REGATA.  É a principal atração da VOR, instalada às margens do Rio Itajaí-Açu, onde os veleiros da competição ficarão atracados. No local estarão concentradas as principais atrações da competição, entre elas: Cinema 3D, simulador de regatas e a Feira Náutica Show.
De 04 a 22.04.2012 - Av. Min. Victor Konder (popular Beira Rio), ao lado do Centreventos.


|  FESTIVAL DE MÚSICA.  A edição especial do 15º do Festival de Música de Itajaí (12 a 19.03.12) vai ocorrer durante a VOR Stopover Itajaí. São diversas oficinas de música e shows nacionais, muitos gratuítos, entre eles: Paralamas do Sucesso (na abertura do festival), Cidade Negra, Mart´nália e, ainda, no encerramento da regata a Banda Olodum. As apresentações acontecerão no Palco da VOR (Vila da Regata), no Teatro Municipal de Itajaí e nos molhes da Praia do Atalaia.
http://festivaldemusica.itajai.sc.gov.br
Teatro Municipal de Itajaí: Rua Gregório Chavas, 111, Bairro Fazenda.
Praia do Atalaia: Av. Dep.  Francisco E. Canziani (seguindo pela Rota das Praias).
Palco da VOR (Vila da Regata): Av. Min. Victor Konder (popular Beira Rio), ao lado do Centreventos.




Mercado Público Municipal


3 |  MERCADO MUNICIPAL E MERCADO DO PEIXE.  Os dois mercados ficam lado a lado e contam com bares, restaurantes, empórios, lojas de artesanato, floricultura, frutarias e verdureiras e, é claro, bancas de frutos do mar. É o lugar ideal para comer um peixe frito, um pastel de bacalhau ou um camarão soltinho acompanhados da sua bebida preferida.
No final da Av. Min. Victor Konder, Centro.


4 |  MORRO DA CRUZ.  Do alto do Morro da Cruz (o ponto mais alto da cidade) tem-se uma bela visão panorâmica das cidades de Itajaí e Navegantes, do Rio Itajaí-Açu e da entrada da barra, por onde passam os navios cargueiros e transatlânticos.
Acesso pela Rua Uruguai, Bairro Fazenda.


5 |  ROTA DAS PRAIAS.  As principais praias de Itajaí são as Praias do Atalaia, de Cabeçudas e a Brava. A Praia do Atalaia é conhecida por ter ótimas ondas para o surf e conta com iluminação para a prática do esporte a noite.
Seguindo pela Rota das Praias não deixe de conhecer o Bico do Papagaio, formação rochosa que lembra a figura dessa conhecida ave da fauna brasileira.
Já a Praia de Cabeçudas é frequentada por famílias em virtude de suas águas tranquilas e das sombras dos sombreiros plantados no calçadão. No canto sul da praia fica a Capela Santa Terezinha e o acesso (por trilha) para o Farol de Cabeçudas e a Praia da Solidão (ou do Morcego).


Praia Brava | Canto do Morcego


Mas sem dúvida, a Praia Brava é a mais conhecida de todas por sua beleza natural (principalmente no canto do Morcego), com águas limpas, muitas ondas e protegida por uma extensa faixa de restinga. A praia é famosa, ainda, pelos clubes noturnos, restaurantes e grandes empreendimentos imobiliários. E, se você tiver coragem, pode fazer um vôo panorâmico de parapente do Morro do Careca.
Praia do Atalaia, Bico do Papagaio e Praia de Cabeçudas: seguindo pela Av. Dep.  Francisco E. Canziani.
Praia Brava:  Canto Norte - acesso por Cabeçudas | Canto Sul - acesso pela Rod. Oswaldo Reis.


6 |  MOLHE E FAROL DA BARRA.  Ótimo local para caminhar, pescar, jogar conversa fora, observar a entrada e saída de embarcações e contemplar um belo por-do-sol.
Acesso pela Rota das Praias (Av. Dep.  Francisco E. Canziani).


Acesso ao Molhe | Baía Afonso Wippel


7 |  PARQUE DA ATALAIA.  O parque está situado no Morro do Atalaia e destina-se a proteção do ecossistema local e a realização de programas de educação ambiental e pesquisa científica, integrando a morraria existente à Praia da Atalaia. No topo do morro existem dois mirantes e uma rampa para vôo livre.
Acesso pela Rua Lila Heusi, Bairro Fazenda.

8 CALÇADÃO  DA RUA HERCÍLIO LUZ.  Além do tradicional comércio, uma caminhada pelo centro da cidade revela muito dos aspectos culturais, religiosos, históricos e de lazer de Itajaí.  O passeio pode começar pelo Pier de Atracação de Transatlânticos e o Marco Zero da cidade, na Praça Vidal Ramos, nesta praça foram instalados dois bistrôs que servem petiscos preparados pelos alunos de gastronomia da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, cuja renda será revertida para o Hospital Infantil Pequeno Anjo. Há, ainda, diversos casarões antigos como a Casa Burghardt, a Casa de Cultura Dide Brandão, a Casa Lins, a Casa Malburg, o Palácio Marcos Konder (que abriga o Museu Histórico de Itajaí) e a Igreja Matriz no início do calçadão.
Centro de Itajaí


 AV. BEIRA RIO.  É a via gastronômica da cidade, com diversas opções de bares e restaurantes (de carnes, massas e principalmente frutos do mar). Ideal para caminhadas, conta, ainda, com uma grande e bela praça, pista de skate e uma associação náutica.
Av. Min. Victor Konder (popular Beira Rio).


Beira Rio

10 |  MUSEU ETNOGRÁFICO E VILLA PRANDO VINÍCOLA.  São duas ótimas opções para conhecer a área rural de Itajaí. O museu está instalado numa antiga estação ferroviária no Bairro Itaipava e, bem próximo, a Villa Prando proporciona uma obrigatória degustação de vinhos produzidos artesanalmente e uma animada conversa com o Sr. Honório, proprietário da vinícola (veja  o que já postamos sobre isso aqui).
Museu Etnográfico de Itajaí: Avenida Itaipava, 3901 Bairro Itaipava.

Villa Prando Vinícola: Alameda Mata Atlântica, 1224, Bairro Itaipava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...