14 de abril de 2012

Ribeirão da Ilha - Florianópolis (1)



Uma ilha cheia de surpresas, assim é Floripa, se bem que a cidade também ocupa uma área continental. Visitamos uma dessas agradáveis surpresas, o bucólico Ribeirão da Ilha, situado na baía sul da Ilha e distante 27 Km do centro de Floripa, com pequenas praias de águas calmas e areia grossa.


O Ribeirão foi um dos primeiros locais colonizados pelos açorianos na Ilha de Santa Catarina. A freguesia é reduto de autênticos "manezinhos da ilha", com suas casinhas geminadas e coloridas construídas rente as calçadas (arquitetura tipicamente açoriana), onde seus moradores observam a vida passar e têm um rítimo bem diferente do agitado centro da cidade.






A grande atração do Ribeirão são os vários restaurantes de frutos do mar, muitos deles à beira do mar, e o que não falta são pratos a base de ostras que são cultivadas no local (o Ribeirão é o maior produtor de ostras do Brasil). Almoçamos no Rancho Açoriano, escolhemos uma mesa no pier que proporcionou um visual fantástico da baía. Após o almoço, resolvemos dar uma caminhada e apreciar as pracinhas, a baía, a arquitetura local e tirar umas fotos. Há, ainda, algumas opções de compras, como: ostras, rendas de bilro e artesanatos.



Pier do Restaurante Rancho Açoriano.


Pose para a foto.


As ostras e o risoto fizeram o maior sucesso...

Ostras Gratinadas.

Anchova Grelhada.

Congrio Grelhado na manteiga com batata souté, camarões, lulas e polvos.
Risoto de Camarão... hummm!



Loja de Artesanato (acima)... não tem placa de identificação... fica depois do Restaurante Ostradamus.


Abaixo, algumas fotos das casas tipicamente açorianas...






Como chegar no Ribeirão: passando a ponte é só seguir as placas indicando o Sul da Ilha, em direção ao Campeche e Pântano do Sul.

Restaurante Rancho Açoriano (mapa aqui)
Rua Baldicero Filomeno, 5634  Florianópolis - SC
(48) 3337-0848





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...