3 de abril de 2012

PASSAPORTE E VISTO PARA OS EUA...


Sempre tivemos o desejo de levar as crianças para conhecer os parques da Disney e Universal. Quando resolvemos colocar em prática a nossa ideia começaram a surgir muitas dúvidas em relação ao passaporte, visto, roteiro, hotéis, etc.
Vamos relatar a nossa experiência e colocar dicas para aqueles, que como nós, estão realizando um sonho.
Para isso faremos diversas postagens, pois o assunto é vasto.
Antes de iniciarmos os preparativos compramos algumas revistas com reportagens sobre a Disney e Universal, o que é importante para conhecer mais sobre os parques e brinquedos, pois foi assim que decidimos quais parques visitar. Parei de comprar revistas porque elas ficaram repetitivas e não encontrei material atualizado sobre a Disney/Universal nas livrarias. As publicações que encontramos são de 2010 e não trazem informações sobre o “The Wizarding World of Harry Potter”.
 


PREPARATIVOS: 


1 |     PASSAPORTE – Solicitamos com praticamente 1 ano de antecedência.



A solicitação de emissão de passaporte é bem fácil, basta entrar no site da Polícia Federal, clicar em “Requerer Passaporte (para brasileiros)" e preencher os seus dados. Depois de preencher os dados é necessário agendar um atendimento. Fiz o agendamento em agosto para atendimento em outubro (só havia disponibilidade de datas para outubro), além disso, tive que entrar várias vezes no site até encontrar uma data disponível. Fizemos o nosso agendamento/atendimento em Itajaí/SC.

Dica: para agendar uma data procurem entrar no site da PF no horário do almoço.

Na data do agendamento é necessário estar com toda a documentação exigida e apresentar o comprovante de pagamento da GRU para a emissão do passaporte (a Guia de Recolhimento da União – GRU é emitida no site da PF após a inclusão de seus dados), não é necessário foto, pois eles tiram na hora. Fomos atendidos em 31/10 e o passaporte ficou pronto em 08/11, o processo é bem rápido.

2 |     VISTO – Solicitamos com 7 meses de antecedência.

O visto é outra história. Preencher o formulário DS-160 não é fácil para quem não sabe inglês. Primeiro preenchi o do meu marido, levei quase 3 horas. Apesar de ter muitas dúvidas consegui preencher sozinha, pois se encontra muitas dicas na internet que ajudam e você pode salvar e continuar o preenchimento depois.
Comecei a preencher os formulários em julho/2011, agendamos em outubro/2011 e conseguimos a entrevista para 03/02/2012, em São Paulo. Terminei os formulários somente em janeiro, você pode terminar o preenchimento até 2 dias antes da entrevista. Para o agendamento é necessário pagar a taxa de R$ 38,00 com isso será disponibilizado uma senha que poderá ser utilizada para agendar a entrevista de até 5 pessoas da mesma família.

Não é necessário levar as crianças (até 14 anos) na entrevista, fomos eu e o Harley para São Paulo, no dia 02/02, a entrevista estava agendada para as 10:00h do dia 03/02. Nos hospedamos no IBIS Morumbi, bem em frente ao Morumbi Shopping e dá para ir andando até o Consulado, o que é bem prático. Atrás do IBIS, no mesmo endereço, fica o Fórmule 1 (que é um hotel mais econômico). Próximo do hotel tem, ainda, uma estação de metrô (Estação Morumbi - Linha Esmeralda) e mais um shopping (Market Place).

Chegamos às 9:30h para a entrevista e enfrentamos a primeira fila: para entrar no Consulado, antes tem que passar por uma revista. Ao entrar, outra fila para verificarem os documentos que trouxemos e ali a primeira notícia triste: não aceitariam a foto do meu filho porque estava de óculos, detalhe: no site tem explicação de como tirar a foto com óculos para não ficar com reflexo e ainda tem as fotos exemplos com óculos. A moça que nos atendeu fez tirarmos a foto do meu filho do meio dos documentos.

Entramos, e mais fila: para pegar senha para a pré-entrevista. Fomos chamados às 10:00h para a pré-entrevista (recebemos um formulário verde dizendo que faltava a foto do Pedro), depois, outra fila para as digitais, a fila para entrevista e a última fila, finalmente, para pagar o sedex.

Na entrevista fizeram as seguintes perguntas:

O que fazem no Brasil? (Profissão)
Pra onde vocês vão?
Qual o motivo da viagem?
Quando vão viajar?
Já saíram do país alguma vez?

No final da entrevista o atendente disse que nosso visto tinha sido aprovado, mas faltava a foto do Pedro que deveria ser trazida depois, dissemos que trouxemos a foto e ele olhou e falou: “Parece Justin Bieber”, “não pode óculos e não pode cabelo na testa”. Perguntamos se poderíamos trazer a foto no mesmo dia e ele disse que sim.
Corremos, telefonamos para a minha cunhada que levou o Pedro para tirar outra foto, enviou por e-mail e imprimimos na frente do Consulado, pois tem uns locais com vários serviços para eventuais problemas.

Entregamos a foto à tarde, mas não pudemos entrar no Consulado, a atendente pegou a foto, o formulário verde que recebemos, foi até o guichê onde tínhamos sido atendidos e voltou dizendo que estava tudo ok. Fiquei ansiosa até o passaporte chegar. No fim deu tudo certo! O passaporte chegou no 9º dia útil após a entrevista.

Não esqueça de levar os seguintes documentos: uma foto recente colorida com fundo branco tamanho 5x7, passaporte com validade de pelo menos 6 meses, formulário de solicitação de visto (versão para impressão), recibo original de pagamento da taxa de U$ 140,00 (atenção: a partir de 13.04.12 o valor passa para U$ 160,00) por pessoa nas agências do Citi Bank.

Levamos alguns dos documentos extras recomendados em diversos sites (comprovante imposto de renda, atestado de frequência dos nossos filhos na escola, última conta de telefone, certidão de casamento, cópia da carteira funcional, certidão de casamento, certidão de nascimento das crianças e extrato bancário), mas não nos solicitaram nenhum documento extra.

Recomendamos consultar os sites oficiais da  Polícia Federal  e do Consulado Americano, pois os procedimentos e documentos exigidos podem ser alterados a qualquer momento (segundo Barak, o governo americano vai facilitar a concessão de vistos para brasileiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...