18 de março de 2012

Itajaí, terra, rio e mar (1).

Erguida no encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, Itajaí fica situada no litoral norte de Santa Catarina, estado da região sul do Brasil. Colonizada por portugueses, no século XVIII e alemães no século XIX, a cidade tem desde os seus primórdios uma forte ligação com a navegação e hoje abriga um dos maiores complexos portuários do país. O Porto de Itajaí é o segundo porto brasileiro em movimentação de cargas em contêineres. É também o maior exportador de carnes congeladas do Brasil. E é a sede internacional da segunda maior empresa do mundo em alimentos.



Estudos históricos revelam que a vocação para a pesca em Itajaí surgiu ainda no Brasil colônia, quando em 1820, D. João VI mandou trazer famílias de tradicionais pescadores portugueses da cidade de Ericeira para colonizar o litoral de Santa Catarina. Por isso, Itajaí é conhecida como a capital brasileira da pesca. Abriga cerca de 50 empresas beneficiadoras que produzem mais de um milhão de latas de sardinha e atum por dia. São 250 armadores e uma frota 500 barcos que respondem por 20% da produção brasileira de pescados, estimada em 500 mil toneladas ao ano. A produção pesqueira de Itajaí está concentrada na captura do atum, da sardinha e do camarão. Cerca de 15 mil pessoas trabalham direta e indiretamente na indústria da pesca na cidade.

Itajaí tem belas praias cercadas por morros cobertos pela exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica. A cidade investiu no turismo. Ergueu o único píer turístico da região sul do Brasil que possui alfândega e, portanto, permite a atracação de navios de cruzeiros marítimos internacionais. Nas águas abrigadas do Rio Itajaí, os turistas descem no centro da cidade.

Itajaí também é uma cidade universitária com seus 23 mil alunos da Universidade do Vale do Itajaí, Univali, uma das maiores instituições de ensino do Brasil, com mais de 70 cursos superiores.

O município tem duas tradicionais festas. Em outubro, acontece o seu maior evento popular, a Marejada, Festa Portuguesa e do Pescado. O prato típico é a sardinha assada. Tem shows, muita música, danças típicas e manifestações folclóricas, que atraem milhares de visitantes. E em julho, a cidade homenageia o homem do campo e ressalta sua importância para a sociedade com a Festa Nacional do Colono, onde se destacam as exposições e feiras agropecuária e agroindustrial, mostra de animais, apresentações artísticas e culturais.

Com expressiva atividade cultural, a cidade ainda sedia o Festival de Música, considerado o maior evento do gênero do estado e um dos maiores do país, consagrando Itajaí como um importante polo de discussão e produção musical. Além de trazer à cidade nomes consagrados da música brasileira, o evento se destaca pela oportunidade de troca de experiências e aprendizado entre os profissionais da área. Em 2011, por exemplo, em sua 14ª edição, o Festival de Música disponibilizou quase mil vagas, em mais de 30 oficinas.  (Fonte: Prefeitura Municipal de Itajaí)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...